Postagens recentes

domingo, 29 de janeiro de 2017

0 comentários

EXPOSIÇÃO DE I CORÍNTIOS 14

EXPOSIÇÃO DE I CORÍNTIOS 14
1. O QUE SIGNIFICA “DOM DE LÍNGUAS” NO GREGO BÍBLICO KOINÉ?
Primeiramente, as línguas aqui descritas estão no Grego Koiné definidas como “Xenolália” e não glossolalia como os pentecostais acreditam.
O que é Xenolália:
Xenolália é a capacidade de falar uma língua estrangeira que o indivíduo desconhece que não aprendeu nem foi exposto. Xenolália é um termo grego, onde xenos significa "estranho" e lalia "linguagem".
Xenolália é um termo muito ligado à religião Católica, uma vez que o termo aparece, de diversas formas, no Novo Testamento, nos livros de Atos e 1 Coríntios .
Existe a semelhança com a palavra glossolalia, e muitas pessoas confundem seu significado. Glossolalia é o ato de falar línguas celestiais, muitas vezes como parte da prática religiosa, é também conhecida como a língua dos anjos. Algumas pessoas consideram a glossolalia como uma parte de uma língua sagrada, e outras acreditam que as vocalizações são sem sentido, e citam a hipnose, a doença mental, e aprendizagem social como explicações científicas.
Uma das formas de expressão da glossolalia é o balbuciar de palavras ou sons sem sentido, esse fenômeno é encontrado em diferentes períodos e lugares da história das religiões. Para alguns estudiosos, a glossolalia é uma língua desconhecida, que lembra o som de instrumentos musicais tocados sem harmonia.
2. QUAL O OBJETIVO DO DOM DE LÍNGUAS APRESENTADO NO VERSO 2 AO 4?
(ESPLANAR VS. 2-4)
POR QUE ELE DIZ “De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.”? (VS.2)
SIGNIFICADO DE MISTÉRIO:
A palavra significa do Grego mistérion, que é algo que é revelado à alguém no momento devido, pois vem do verbo MUO que significa ser iniciado, ou ser instruído. Ou seja, o intuito do dom de línguas era instruir, ou ensinar.
POTANTO O OBJETIVO DO DOM DI LÍNGUAS BÍBLICO ERA CAUSAR, OU GERAR ENSINO DO EVANGELHO. E ISTO É EDIFICAÇÃO.
E o Apóstolo Paulo ainda confirma que o uso de uma língua em que não há sentido algum, ou significado, ou até som inteligível não tem razão de ser, ou de existir. E ele faz esta comparação com alguns instrumentos musicais que devem emitir um som distinto e inteligível, caso contrário não serve para nada.
“Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.”
1 Coríntios 14:9
- Ou seja, o que ele ta dizendo aqui é que se vocês não falam palavras que se façam entender, nem a Deus vocês estão falando, nem mesmo Deus está “entendendo” o que vocês falam, mas vocês falam somente ao ar.
3. QUAL O SENTIDO HISTÓRICO DAS LÍNGUAS, E QUAL A SUA FUNÇÃO PROFÉTICA?
O intuito do dom legítimo de línguas era desfazer aquilo que foi feito na Torre de Babel (Gn. 11), onde Deus, por causa da Desobediência do povo em querer se reunir em vez de se espalhar pela Terra para preenchê-la fizeram uma Torre para simbolizar a sua fixação em um ponto do mundo em união global. Então Deus dividiu o povo por meio da linguagem, confundindo as línguas e fazendo com que eles não se conhecessem mais por meio da fala. E neste intuito divino de dar um dom por intermédio do Espírito Santo, era dar início a um novo povo unido por uma só língua novamente, e esta língua era o Evangelho de Jesus Cristo.
4. O DOM DE LÍNGUAS BÍBLICO CONTINUA NOS DIAS DE HOJE?
O FIM DO DOM DE LÍNGUAS EM 70 AD
Segundo 1Coríntios 14.22, o dom de línguas foi um "sinal para os incrédulos".
A pergunta que surge então é a seguinte: Sinal de quê? Para responder, basta olhar a citação que Paulo faz no versículo 21. Nessa citação, extraída de Isaías 28.11 “Pois bem, com lábios trôpegos e língua estranha Deus falará a este povo.”.
O profeta faz alusão à Deuteronômio 28.49 “O Senhor trará, de um lugar longínquo, dos confins da terra, uma nação que virá contra vocês como a águia em mergulho, nação cujo idioma não compreenderão.”.
O texto aqui afirma que Deus faria Israel ouvir uma língua estranha como sinal de juízo, sempre que o povo rejeitasse a sua Palavra.
Desse modo, depois que Israel rejeitou o Messias, Deus cumpriu a promessa feita em Deuteronômio, fazendo os judeus ouvirem línguas desconhecidas. Foi por isso que Paulo disse que as línguas eram um "sinal para os incrédulos".
De fato, depois de terem rejeitacdo o Messias, os judeus espalhados pelo mundo ouviram o sinal de juízo consubstanciado nas línguas faladas pela igreja. Em seguida, o juízo contra aquela geração veio, por mão do General Romano Tito, em 70 AD. Na ocasião, Jerusalém foi destruída e cerca de 1.100.000 judeus foram mortos.
Assim, o juízo que as línguas anunciavam contra Israel aconteceu e não era preciso anunciar mais nada. Por isso, as línguas acabaram e não se vê mais nenhuma menção delas nas cartas do NT escritas depois do ano 70 (mais precisamente os escritos de João).
Esse é o motivo pelo qual todas as "línguas" faladas hoje nas igrejas pentecostais são falsas e forçadas, o que até mesmo uma criança pode perceber sem esforço algum.
CONCLUSÃO.
Bom, entendemos então, que tudo que Deus faz é com algum propósito, e que ele sempre nos revela seus mistérios mesmo que seja em parte. E todos os decretos divinos são para o bem e crescimento da Igreja do Senhor Jesus, nada que eu ou você faça irá mudar isto que está escrito. Que venhamos interpretar a Bíblia como a Bíblia é, e o que está escrito de fato nela e não coisas que imaginamos que ela diz sem ser que o diga, pois isto só tem gerado heresia e blasfêmia contra um Deus Santo e vingativo que jamais irá se deixar escarnecer, nem ser blasfemado sem que haja juízo e condenação de sua parte.
Muitos cristãos, apesar de sinceros acreditam falar em línguas, e alguns até dizem as interpretar, mas estão somente experimentando um êxtase emocional que nem a ciência apóia, pois é um fato que as línguas faladas pelos pentecostais na atualidade são falsas, além de não receber o apoio da exegese bíblica, passou também a contar com provas científicas que não tem comprovação.
Isso porque em 2006, uma equipe de cientistas da Universidade da Pensilvânia realizou experimentos num grupo de pentecostais enquanto eles praticavam a glossolalia.
Usando técnicas específicas de medicina nuclear, os cientistas avaliaram o fluxo sanguíneo em determinadas porções do cérebro dessas pessoas e descobriram que as regiões associadas à linguagem não, eram ativadas durante o exercício do "dom", mostrando que os pentecostais não estavam falando língua alguma.
Por outro lado, a análise revelou que porções do cérebro fortemente associadas ao aprendizado inconsciente e à memorização implícita (regiões ricas em "neurônios espelho") ficavam mais ativas durante o "falar em línguas", deixando claro que os pentecostais estavam apenas reproduzindo ou imitando sons que ouviram em suas igrejas ou em outras reuniões.
A equipe de cientistas verificou ainda que durante a experiência de "línguas estranhas", a parte do cérebro que coordena e integra atividades conscientes e inconscientes (o tálamo) entra em atividade mais intensa. Em meio a isso tudo, a pessoa "sente" que o "dom" está "fluindo naturalmente", tem uma sensação agradável e experimenta certo alívio do estresse.
Todas essas conclusões tiraram o debate sobre línguas do campo da opinião pessoal, revelando de forma objetiva que a glossolalia moderna não tem nada de sobrenatural, sendo algo muito diferente do que os cristãos experimentaram em Atos 2 e nas igrejas do século 1.

0 comentários:

Melhor visualizado no Firefox 5+

As mais lidas

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é AJS Oliveira Sou Servo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estava condenado, mas pela misericórdia de Deus fui regenerado e salvo através de Jesus Cristo, estando em constante processo de santificação. Casado com Ana Luzia, pai de Ana Vitória e Josué Victor. Neste blog você vai encontrar um compilado de artigos e estudos de vários autores, sobre diversos assuntos. Aleatoriamente postarei também alguns artigos de minha autoria. Espero que você seja edificado com o conteúdo aqui postado.

Seguidores

De onde são os leitores?

Copyright © Design by Dadang Herdiana