Postagens recentes

sábado, 7 de janeiro de 2017

0 comentários

Templo de Salomão x Templo de Jesus...

“Vou derrubar este santuário (templo) e o reconstruirei em três dias.” Marcos 14:58
Durante muito tempo tive dificuldade de entender o que Jesus estava falando. Que santuário é esse? Que templo Jesus construiu em três dias?Até que percebi que Jesus estava mudando conceitos e paradigmas. Há uma contraposição radical de dois tipos de espiritualidade. É a mudança de: Templo de Salomão x Templo de Jesus.
Percebi que Jesus estava mudando um paradigma e, “quando muda um paradigma todo mundo começa do zero.” Um exemplo atual disso é a evolução da tecnologia. Podemos tomar como exemplo a substituição da máquina de escrever ( x computador) ou a câmera digital. Todos precisam aprender novamente. Todos começamos do zero. Por isso toda mudança traz ganhos e perdas e por conseqüência, traz amigos e inimigos. Quem ganha torna-se amigo. Quem perde precisa defender sua posição e se opõe. Foi o que aconteceu com Jesus. Foi crucificado pela acusação de atentar contra o templo, mas é amado pelos que aceitam sua mensagem.
Muitos só reconhecem uma igreja quando ela tiver endereço fixo, CNPJ, nome, estatuto, placa, membresia, etc. Usamos formas templocentricas, resgatadas do Antigo Testamento para justificar a fidelidade e os dízimos, construído reinos em que o Rei Jesus não é consultado nos processos decisórios. Afinal isto não está previsto nos estatutos e é muitas vezes difícil de saber. Com isso reconstruímos o templo que Jesus derrubou em três dias e necessitamos novamente de sacerdotes especializados que sejam nosso intermediários, esquecendo que todos devemos ser sacerdotes uns dos outros. Pessoalmente decidi nunca mais chamar templo de Igreja. Afinal a Igreja são as pessoas. Elas são o legítimo templo de pedras vivas.
* Conseqüências desta prática equivocada:
a) Confusão sobre que tipo de templo estamos construindo;
b) Perdemos a perspectiva de como funciona o Reino de Deus;
c) Não sabemos como construir um santuário de pedras vivas;
d) Não aprendemos a construir relacionamentos, só prédios;
e) Direcionamos nossos recursos para prédios e organizações em vez de para pessoas;
f) Fazemos separação entre palavras e obras (veja a epístola de Tiago sobre isto);
g) Separamos a Igreja da Família (talvez o maior dos prejuízos) e a espiritualidade expressa-se através de uma série de programas e eventos em vez de ser um estilo de vida (este é um outro paradigma difícil de entender).
h) Desenvolvemos uma mentalidade exclusivista, de mercado, de concorrência;
i) Nossas medidas de sucesso ficaram equivocadas. Olhamos principalmente para três medidas: tamanho da construção; número de pessoas e tamanho do orçamento; quando nossos olhos deveriam estar observando: a relevância do que fazermos; a influência na sociedade, e; a transformação que trouxe; e o supremo critério de avaliação: Deus manda aqui? É esta a vontade de Deus? Como lemos em Mateus 7:21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.”
Deus continue abençoando a todos!!!

0 comentários:

Melhor visualizado no Firefox 5+

As mais lidas

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é AJS Oliveira Sou Servo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estava condenado, mas pela misericórdia de Deus fui regenerado e salvo através de Jesus Cristo, estando em constante processo de santificação. Casado com Ana Luzia, pai de Ana Vitória e Josué Victor. Neste blog você vai encontrar um compilado de artigos e estudos de vários autores, sobre diversos assuntos. Aleatoriamente postarei também alguns artigos de minha autoria. Espero que você seja edificado com o conteúdo aqui postado.

Seguidores

De onde são os leitores?

Copyright © Design by Dadang Herdiana