Postagens recentes

domingo, 29 de janeiro de 2017

0 comentários

EXPOSIÇÃO DE I CORÍNTIOS 14

EXPOSIÇÃO DE I CORÍNTIOS 14
1. O QUE SIGNIFICA “DOM DE LÍNGUAS” NO GREGO BÍBLICO KOINÉ?
Primeiramente, as línguas aqui descritas estão no Grego Koiné definidas como “Xenolália” e não glossolalia como os pentecostais acreditam.
O que é Xenolália:
Xenolália é a capacidade de falar uma língua estrangeira que o indivíduo desconhece que não aprendeu nem foi exposto. Xenolália é um termo grego, onde xenos significa "estranho" e lalia "linguagem".
Xenolália é um termo muito ligado à religião Católica, uma vez que o termo aparece, de diversas formas, no Novo Testamento, nos livros de Atos e 1 Coríntios .
Existe a semelhança com a palavra glossolalia, e muitas pessoas confundem seu significado. Glossolalia é o ato de falar línguas celestiais, muitas vezes como parte da prática religiosa, é também conhecida como a língua dos anjos. Algumas pessoas consideram a glossolalia como uma parte de uma língua sagrada, e outras acreditam que as vocalizações são sem sentido, e citam a hipnose, a doença mental, e aprendizagem social como explicações científicas.
Uma das formas de expressão da glossolalia é o balbuciar de palavras ou sons sem sentido, esse fenômeno é encontrado em diferentes períodos e lugares da história das religiões. Para alguns estudiosos, a glossolalia é uma língua desconhecida, que lembra o som de instrumentos musicais tocados sem harmonia.
2. QUAL O OBJETIVO DO DOM DE LÍNGUAS APRESENTADO NO VERSO 2 AO 4?
(ESPLANAR VS. 2-4)
POR QUE ELE DIZ “De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.”? (VS.2)
SIGNIFICADO DE MISTÉRIO:
A palavra significa do Grego mistérion, que é algo que é revelado à alguém no momento devido, pois vem do verbo MUO que significa ser iniciado, ou ser instruído. Ou seja, o intuito do dom de línguas era instruir, ou ensinar.
POTANTO O OBJETIVO DO DOM DI LÍNGUAS BÍBLICO ERA CAUSAR, OU GERAR ENSINO DO EVANGELHO. E ISTO É EDIFICAÇÃO.
E o Apóstolo Paulo ainda confirma que o uso de uma língua em que não há sentido algum, ou significado, ou até som inteligível não tem razão de ser, ou de existir. E ele faz esta comparação com alguns instrumentos musicais que devem emitir um som distinto e inteligível, caso contrário não serve para nada.
“Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.”
1 Coríntios 14:9
- Ou seja, o que ele ta dizendo aqui é que se vocês não falam palavras que se façam entender, nem a Deus vocês estão falando, nem mesmo Deus está “entendendo” o que vocês falam, mas vocês falam somente ao ar.
3. QUAL O SENTIDO HISTÓRICO DAS LÍNGUAS, E QUAL A SUA FUNÇÃO PROFÉTICA?
O intuito do dom legítimo de línguas era desfazer aquilo que foi feito na Torre de Babel (Gn. 11), onde Deus, por causa da Desobediência do povo em querer se reunir em vez de se espalhar pela Terra para preenchê-la fizeram uma Torre para simbolizar a sua fixação em um ponto do mundo em união global. Então Deus dividiu o povo por meio da linguagem, confundindo as línguas e fazendo com que eles não se conhecessem mais por meio da fala. E neste intuito divino de dar um dom por intermédio do Espírito Santo, era dar início a um novo povo unido por uma só língua novamente, e esta língua era o Evangelho de Jesus Cristo.
4. O DOM DE LÍNGUAS BÍBLICO CONTINUA NOS DIAS DE HOJE?
O FIM DO DOM DE LÍNGUAS EM 70 AD
Segundo 1Coríntios 14.22, o dom de línguas foi um "sinal para os incrédulos".
A pergunta que surge então é a seguinte: Sinal de quê? Para responder, basta olhar a citação que Paulo faz no versículo 21. Nessa citação, extraída de Isaías 28.11 “Pois bem, com lábios trôpegos e língua estranha Deus falará a este povo.”.
O profeta faz alusão à Deuteronômio 28.49 “O Senhor trará, de um lugar longínquo, dos confins da terra, uma nação que virá contra vocês como a águia em mergulho, nação cujo idioma não compreenderão.”.
O texto aqui afirma que Deus faria Israel ouvir uma língua estranha como sinal de juízo, sempre que o povo rejeitasse a sua Palavra.
Desse modo, depois que Israel rejeitou o Messias, Deus cumpriu a promessa feita em Deuteronômio, fazendo os judeus ouvirem línguas desconhecidas. Foi por isso que Paulo disse que as línguas eram um "sinal para os incrédulos".
De fato, depois de terem rejeitacdo o Messias, os judeus espalhados pelo mundo ouviram o sinal de juízo consubstanciado nas línguas faladas pela igreja. Em seguida, o juízo contra aquela geração veio, por mão do General Romano Tito, em 70 AD. Na ocasião, Jerusalém foi destruída e cerca de 1.100.000 judeus foram mortos.
Assim, o juízo que as línguas anunciavam contra Israel aconteceu e não era preciso anunciar mais nada. Por isso, as línguas acabaram e não se vê mais nenhuma menção delas nas cartas do NT escritas depois do ano 70 (mais precisamente os escritos de João).
Esse é o motivo pelo qual todas as "línguas" faladas hoje nas igrejas pentecostais são falsas e forçadas, o que até mesmo uma criança pode perceber sem esforço algum.
CONCLUSÃO.
Bom, entendemos então, que tudo que Deus faz é com algum propósito, e que ele sempre nos revela seus mistérios mesmo que seja em parte. E todos os decretos divinos são para o bem e crescimento da Igreja do Senhor Jesus, nada que eu ou você faça irá mudar isto que está escrito. Que venhamos interpretar a Bíblia como a Bíblia é, e o que está escrito de fato nela e não coisas que imaginamos que ela diz sem ser que o diga, pois isto só tem gerado heresia e blasfêmia contra um Deus Santo e vingativo que jamais irá se deixar escarnecer, nem ser blasfemado sem que haja juízo e condenação de sua parte.
Muitos cristãos, apesar de sinceros acreditam falar em línguas, e alguns até dizem as interpretar, mas estão somente experimentando um êxtase emocional que nem a ciência apóia, pois é um fato que as línguas faladas pelos pentecostais na atualidade são falsas, além de não receber o apoio da exegese bíblica, passou também a contar com provas científicas que não tem comprovação.
Isso porque em 2006, uma equipe de cientistas da Universidade da Pensilvânia realizou experimentos num grupo de pentecostais enquanto eles praticavam a glossolalia.
Usando técnicas específicas de medicina nuclear, os cientistas avaliaram o fluxo sanguíneo em determinadas porções do cérebro dessas pessoas e descobriram que as regiões associadas à linguagem não, eram ativadas durante o exercício do "dom", mostrando que os pentecostais não estavam falando língua alguma.
Por outro lado, a análise revelou que porções do cérebro fortemente associadas ao aprendizado inconsciente e à memorização implícita (regiões ricas em "neurônios espelho") ficavam mais ativas durante o "falar em línguas", deixando claro que os pentecostais estavam apenas reproduzindo ou imitando sons que ouviram em suas igrejas ou em outras reuniões.
A equipe de cientistas verificou ainda que durante a experiência de "línguas estranhas", a parte do cérebro que coordena e integra atividades conscientes e inconscientes (o tálamo) entra em atividade mais intensa. Em meio a isso tudo, a pessoa "sente" que o "dom" está "fluindo naturalmente", tem uma sensação agradável e experimenta certo alívio do estresse.
Todas essas conclusões tiraram o debate sobre línguas do campo da opinião pessoal, revelando de forma objetiva que a glossolalia moderna não tem nada de sobrenatural, sendo algo muito diferente do que os cristãos experimentaram em Atos 2 e nas igrejas do século 1.
( Marcadores: , ) Read more
0 comentários

O “cair no espírito” do demônio

1 Samuel 19:20-24, texto que apresenta Saul em transe profético e que supostamente apoia o “cair no Espírito” nos cultos públicos. Leiamos os versículos na Nova Versão Internacional:
“Então Saul enviou alguns homens para capturá-lo. Todavia, quando viram um grupo de profetas profetizando, dirigidos por Samuel, o Espírito de Deus apoderou-se dos mensageiros de Saul, e eles também entraram em transe. Contaram isso a Saul, e ele enviou mais mensageiros, e estes também entraram em transe. Depois mandou um terceiro grupo e eles também entraram em transe. Finalmente, ele mesmo foi para Ramá. Chegando à grande cisterna do lugar chamado Seco, perguntou onde estavam Samuel e Davi. E lhe responderam: “Em Naiote de Ramá” Então Saul foi para lá. Entretanto, o Espírito de Deus apoderou-se dele, e ele foi andando pelo caminho em transe, até chegar a Naiote. Despindo-se de suas roupas, também profetizou na presença de Samuel, e, despido, ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, o povo diz: “Está Saul também entre os profetas?” (1Sm 19:20-24)
Alguns irmãos tentam justificar o “cair no Espírito” com essa experiência de Saul. Todavia, o contexto do evento e outros textos bíblicos paralelos nos provam que o “cair no Espírito” não é um fenômeno de origem divina e, portanto, deve ser abandonado, antes que a vida espiritual do cristão seja ainda mais comprometida.
A seguir, veja algumas das razões para duvidarmos que 1 Samuel 19:20-24 esteja dando apoio ao “cair” sobre a influência do Espírito Santo.

Provas de que o Espírito Santo não joga as pessoas no chão
1º: O contexto nos mostra que Saul não estava participando de nenhum culto de adoração, mas, sendo impressionado por Deus para mudar de vida.
Saul queria matar Davi por causa da inveja e por receio de perder o seu “cargo” de rei (1Sm 19:1-17). O então rei de Israel estava indo longe demais e, através da capacidade de profetizar (dada também aos mensageiros que ele enviou – 1Sm 19:20, 21), “recebeu uma evidência clara de que Deus estava protegendo Davi”. É bem provável que “[…] ali o Espírito Santo tenha insistido com Saul pessoalmente pela última vez” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2012, p. 589. Ver 1Sm 19:24).
O referido comentário também explica que “é possível que tenha saído de seus lábios [de Saul, enquanto profetizava sob a influência do Espírito] não só uma confissão da justiça da causa de Davi, mas também a condenação de seus atos […]”.
2º: Ao Espírito Santo apoderar-se de Saul, ele prosseguiu caminhando até chegar a Ramá (cidade localizada na região montanhosa de Efraim, a cerca de 8km de Jerusalém), onde estavam os demais mensageiros que também profetizavam (1Sm 19:23). Essa capacidade de caminhar e chegar a um local específico nos mostra que, apesar de Saul estar em “transe”, detinha capacidade autônoma, de modo que a presença do Espírito não tirou a individualidade do rei.
3º: O verso 24 do capítulo 19 diz apenas que ele “ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite” e não dá a entender que, para isso, ele tenha “sido jogado no chão” ou tido atitudes excêntricas, do mesmo modo que vários irmãos que alegam estar sobre a influência do Espírito sobre tais circunstâncias.
4º: O Novo Testamento, que mostra a atuação do Espírito de maneira ainda mais clara, nos ensina que a Terceira Pessoa da Trindade não gosta das manifestações pentecostais pós-modernas que envolvem (muitas delas) gritos, barulho, desordem e ações excêntricas. Veja:
a) Efésios 4:30, 31 afirma que o Espírito é entristecido com a gritaria;
b) 1 Coríntios 14:33 ensina que “Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos”, ou seja: até mesmo nas igrejas pentecostais Ele quer ser um Deus de ordem e de paz.
c) 1 Coríntios 14:40 mostra que o culto que agrada ao Senhor “deve ser feito com decência e ordem”.
d) Gálatas 5:22, 23 deixa claro que, no momento em que uma pessoa é tomada pelo Espírito, ela revela em sua vida nove qualidades de caráter, entre elas: paz (v. 22), mansidão e domínio próprio (v. 23).
Essas características do caráter do Espírito Santo nos impedem de aceitar que as manifestações em muitos (não todos!) meios pentecostais sejam realmente de origem divina. Se em um culto, mesmo que o nome de Deus seja pronunciado (Conferir Mateus 7:21-23), as pessoas manifestam atitudes e comportamentos diferentes daqueles que o Espírito divino possui, conforme vimos nos textos acima, isso é suficiente para provar-nos que “outro espírito” é quem está por trás de tais fenômenos.
5º: Marcos 9:17 e 18 diz que o espírito que faz as pessoas caírem é o espírito do demônio. Veja que texto forte e, ao mesmo tempo, esclarecedor:
“Um homem, no meio da multidão, respondeu: ‘Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram’’
"Mas o fruto do Espírito é... mansidão e domínio próprio" (Gl 5:22, 23)
O Espírito Santo sempre quer erguer o crente e nunca jogá-lo no chão. Veja que, ao Cristo expulsar o demônio do menino (leia Marcos 9:14-29), o Salvador “tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé”(v. 27).
Portanto, não há dúvidas: o “cair no Espírito”, mesmo fazendo parte da vida de muitos cristãos sinceros e verdadeiros filhos de Deus, é uma manifestação demoníaca, com o objetivo de confundir as pessoas e apresentá-las uma imagem distorcida do divino e manso Espírito Santo.

O inimigo conhece o grande potencial dos irmãos pentecostais
O inimigo de Deus sabe que muitos amigos pentecostais são candidatos à vida eterna e salvos em Cristo. Tem ciência do quanto o Espírito Santo os usa para relembrar aos demais cristãos sobre a importância dos dons espirituais para a edificação da igreja e conclusão da obra de evangelização mundial.
Por isso, através de manifestações sobrenaturais que dão uma sensação aparentemente agradável aos que são possuídos por tal espírito, o Diabo quer impedi-los de terem uma experiência verdadeira com o Espírito. O inimigo, através de tal contrafação do Espírito, quer impedir que os irmãos aprendam a apreciar um culto tranquilo, racional (Rm 12:1, 2) e que tenha a emoção na medida certa (Fp 4:4), do jeito certo (1Co 14:33, 40).
Muito cuidado, irmãos. Uma das principais obras satânicas nesses últimos dias é contrafazer a obra do Espírito Santo. Ele sabe que o Espírito é o “outro consolador” divino (Jo 14:16), que glorifica a Jesus Cristo e o plano de salvação (Jo 16:14), nos convence “do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16:8), guia-nos a “toda a verdade” (Jo 16:13) e santifica a nossa vida (Rm 6:23). O Diabo sabe que nesse processo de santificação o Espírito nos torna parecidos com Jesus através do novo nascimento (Jo 3:1-8) e “escreve” os princípios morais da Lei de Deus em nosso coração (Hb 8:10).
Por isso, não é do interesse do demônio que as pessoas tenham um conhecimento pleno (e correto) da Pessoa e da Obra do Espírito Santo. Afinal, através de um falso espírito santo, ele pode desencaminhar muitos e levá-los a seguir pelo caminho largo, que leva à perdição (Mt 7:13, 14).
O inimigo não vai atrás de quem já é dele. Por isso, meu irmão pentecostal, se você “cai no espírito”, peça a Deus discernimento e coloque a Revelação bíblica acima dos seus sentimentos. Leia esse artigo com oração e mente disposta (Jr 15:16) a conhecer cada vez mais esse Deus que tanto lhe ama (Jr 31:3). Submeta-se a Ele (Tg 4:7) e preste-Lhe um culto alegre (Fp 4:4) e racional ao mesmo tempo (Rm 12:1, 2), para que sua mente receba todas as verdades que o Espírito Santo quer lhe comunicar para sua felicidade presente e eterna:
“Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o’” (Is 30:21).
Um abraço do amigo e irmão em Cristo,
( Marcadores: , ) Read more

sábado, 21 de janeiro de 2017

0 comentários

Amor é cristão, sexo é…

“Sexo ainda é tabu no meio religioso. Não é assunto da mesa de jantar e nos púlpitos das igrejas. Por isso, muitas coisas que poderiam ser experimentas na vida sexual, são deixadas de lado, em nome da vergonha e da religiosidade. Também existe a falta de comunicação entre casais e isso acaba gerando frustrações e traumas. Vamos conversar sobre isso? Sexo anal é pecado? Cristãos podem fazer sexo oral? Entre quatro paredes vale tudo? Em nome do amor podemos satisfazer todos os nossos fetiches sexuais? Como ter uma vida sexual sadia? Essas e outras perguntas são respondidas nesse episódio onde Bibo e Will recebem a blogueira Dani Marques, do site Salve Meu Casamento, para se despirem dos preconceitos e falarem abertamente sobre sexo!”
(clique no link abaixo para escutar)
http://bibotalk.com/podcast/btcast169/

( Marcadores: ) Read more

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

0 comentários

VALE TUDO ENTRE AS QUATRO PAREDES DO QUARTO?

Esta é uma pergunta que assombra muitos cristãos. “Isso pode? Isso não pode? É permitido por Deus?”. No geral, a religião acaba limitando a vida sexual do cristão, infelizmente, mas não podemos generalizar. Existem casais cristãos que vivem uma vida sexual livre e satisfatória, sem neura alguma, assim como também existem casais não cristãos que são completamente frustrados na cama. Creio que a religião teve uma influência muito negativa no decorrer da história no que diz respeito ao sexo. Muitas verdades Bíblicas foram (e ainda são) distorcidas, neurotizando aquilo que era pra ser prazeroso e natural. No passado, o sexo era visto como tabu, algo sujo, inclusive entre os casados, e a igreja (instituição) foi uma das grandes responsáveis por esta visão. Infelizmente muitos ainda pensam dessa forma, especialmente dentro das denominações mais radicais. São pessoas completamente limitadas na vida sexual. Vivem atormentadas pelo medo e pela culpa. Conheço casais que pedem perdão depois do sexo, algo que não tem fundamento Bíblico algum! Uma total falta de informação, quer dizer, excesso de informação distorcida. Mas como eu disse, não podemos generalizar. Muitos cristãos que realmente entenderam a grandeza do amor de Deus por nós através da vida e dos ensinamentos de Jesus, conseguem viver uma vida sexual plena e livre de culpa.

Recebo muitos e-mails de cristãos desesperados, com graves problemas na área sexual. O motivo? Não se fala sobre sexo abertamente dentro das igrejas (com raríssimas exceções). Então, aquilo que era visto como tabu no passado, vai passando de geração em geração. As pessoas não conseguem se libertar de questões muito simples, por medo de irem para o inferno. Além disso, se sofrem algum tipo de trauma ou abuso na infância (o que geralmente traz sérias consequências na vida adulta) não encontram espaço dentro da igreja para se abrir e buscar orientação, pois o medo de serem julgadas ou mal vistas é muito grande. Mas a partir do momento que você entende a mensagem de Cristo, que está focada no amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, tudo fica mais leve e natural.

Mas isso só acontece quando o cristão desliga o botão de automático, para de balançar a cabeça para tudo o que é imposto como regra pela liderança da igreja e busca entender a vontade de Deus através da leitura Bíblica, especialmente dos Evangelhos (que tratam especificamente dos ensinamentos de Cristo). Os cristãos são chamados a raciocinar, isso é saudável e essencial! Infelizmente a grande massa cristã (católicos e protestantes) acaba indo na onda do movimento. Se o líder diz que fazer sexo de luz acesa é pecado, o povo grita aleluia e amém. Não se dá nem ao trabalho de conferir na Bíblia se o argumento tem fundamento. Paulo fala na sua carta aos Romanos, no capítulo 13, que toda a lei de Deus se resume ao amor: “Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “não matarás”, “não furtarás”, “não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.” Então, se houve amor sincero na sua atitude, inclusive durante o sexo, você cumpriu a lei. Simples assim.

Para os que ainda estão presos pelas amarras da religião, é muito difícil ter uma vida sexual plena e sem culpa. Vira neurose! E aí, a neura do irmãozinho acaba virando doutrina e regra para a vida da igreja. Não podemos fazer dos nossos gostos e desgostos pessoais regra para vida de ninguém. Se alguém se sente mal praticando sexo “x” com seu cônjuge, tudo bem, devemos respeitá-lo, mas ele não deve impor isso como regra para a vida da comunidade. É por isso que existem tantos relacionamentos doentes dentro das igrejas. As dezenas de e-mails que recebo não me deixam mentir. Pastores que proíbem o sexo “assim” ou “assado”, mas vivem mergulhados na pornografia e masturbação, pois a vida sexual com sua esposa (que também está cheia de neuras) é uma grande frustração. Padres que mandam esposas rezarem 30 Pai-Nossos e 20 Aves-Maria porque colocaram a boca no órgão genital do marido, mas praticam a pedofilia. Maridos que não sentem prazer algum em ver suas mulheres peludas e transam com elas pensando na vizinha depilada. Vivem apenas de aparência, uma grande hipocrisia! 
O segredo para uma vida sexual saudável também está na conversa. Deve haver comunicação fluente nesta área. As vezes o que é prazeroso para o marido, não é nada prazeroso para esposa. O que causa grande prazer em uma mulher pode causar repulsa na outra. Deve existir conversa franca e frequente, sempre em amor. A intimidade sexual é um aprendizado que dura uma vida inteira. Ninguém deve se iludir pensando que vai entrar no casamento e experimentar o sexo dos sonhos. Isso só existe em filmes! O casal deve ir se descobrindo aos poucos, e quando tiverem com 40 anos de casados, ainda vão estar se descobrindo!

Muitas denominações pregam que o prazer apenas por prazer é pecado. Não creio dessa forma. Se acreditamos que Deus nos formou por inteiro, então obviamente o clitóris, ou o ponto “G”, também foram criados por Deus. O homem, ao ejacular, também sente prazer, e isso faz parte do plano de Deus na criação. Pois bem, pensando assim, podemos concluir que o sexo não foi feito somente para a procriação, mas também para o prazer. Se Deus não quisesse que o homem (a raça humana) sentisse prazer na relação sexual, teria nos criado de outra forma. Quem sabe teria programado nosso libido para funcionar uma vez ao ano, apenas na época de reprodução. Então, sem sombra de dúvidas, Deus se agrada do sexo entre marido e mulher e do prazer que ele proporciona.  

Paulo também aconselha, primeiro aos casados e depois aos solteiros: “Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.” e “Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo” (1 Coríntios 7:5,9). Estes versículos transmitem a clara informação de que é completamente aceitável sentir prazer no sexo, pois é algo fisiológico. Se Paulo diz que o cara deve casar para não ficar ardendo em desejo, é porque ele vai satisfazer esse desejo com a esposa, correto? Sem contar o livro de Cânticos, na Bíblia, que é uma ode ao sexo!.Não existe espaço para dúvidas. Como eu disse anteriormente, é só questão de se informar e raciocinar.

Creio também que a grande maioria dos conflitos é gerado pelo egoísmo, inclusive na área sexual: “Meu marido/esposa precisa me satisfazer sexualmente!” A pessoa não se preocupa em saber o que mais dá prazer ao cônjuge, se algum tipo de carinho ou movimento realmente o agrada, não espera o tempo dele, enfim… Imagine um casal onde os dois pensam dessa forma? Pela lógica, teríamos pelo menos um dos cônjuges frustrados na cama. Mas quando utilizamos a lei do amor, citada anteriormente, o pensamento muda: “Amo tanto meu/minha esposo (a) que desejo satisfazê-lo (a) plenamente!” Se os dois agirem dessa forma, imaginem  que sexo maravilhoso terão? Ninguém busca o sexo para sofrer, é obvio, todos desejam o prazer, mas a raiz do problema está em buscar a própria satisfação exclusivamente, sem se preocupar com o prazer do outro. Egoísmo.

Existe um  grande equívoco na interpretação do que Paulo escreve em sua primeira carta aos Coríntios:
“O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.”

Muitos homens utilizam esse texto para justificar atitudes abusivas na cama. Eles praticam um sexo egoísta, desprovido de amor, maltratam suas esposas física e emocionalmente e ainda justificam dizendo: “A Bíblia ensina que seu corpo me pertence. Você tem a obrigação de me satisfazer!” Isso é uma interpretação maligna! É imprescindível analisar o contexto. Paulo está dizendo claramente sobre o perigo que há na privação sexual entre marido e mulher. Não é difícil de entender. Deixe seu marido sem sexo por muito tempo que rapidamente ele estará se deleitando em pensamentos eróticos, masturbação, pornografia e quando não, na prostituição. É algo fisiológico. Muitas mulheres também sentem dessa forma. E isso obviamente trará grandes conflitos para o relacionamento. Então, para evitar que aconteça, não se privem. Pronto, simples assim. Quando assumimos o compromisso do casamento, estamos nos comprometendo também em satisfazer nosso cônjuge na área sexual. O meu corpo será para ele e o dele para o meu, e isso não é ruim, muito pelo contrário!

“Mas afinal, o que é permitido dentro do sexo cristão?” Se seguirmos ao pé da letra o que muitas religiões ditam por aí, faremos apenas o sexo “papai e mamãe”, de luz apagada e olhe lá! A partir do momento que entendemos o Evangelho, ou seja, o relato da vida e dos ensinamentos de Jesus, nos libertamos de muita coisa que a religião aprisiona. É realmente um sentimento de liberdade e vida nova. Amo meu esposo, ele me ama e dentro do nosso amor quem estabelece os limites somos nós. A única regra que obedecemos é aquela imposta por Jesus: o amor.
Jesus viveu e ensinou o amor. Se eu creio que o próprio Deus habita em mim, devo resplandecer este amor através dos meus atos e palavras, inclusive na área sexual. Sobre o sexo oral, por exemplo, não existe nenhuma passagem Bíblica afirmando que você só pode colocar a boca há 5 centímetros de distância do órgão genital do seu cônjuge, passando disso entrou em área pecaminosa. Chega a ser cômico. Não existem órgãos mais pecaminosos que outros, pois Deus nos criou por inteiro!.O único órgão do nosso corpo que tem o poder de nos fazer pecar é o coração, “pois é dele saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas sim tornam o homem ‘impuro’.” Mt 15:19. 
Jesus falou: “O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’”. Mt 15:11. Então, colocar a boca em alguma parte do corpo do cônjuge, ir ao motel, fazer canguru perneta ou utilizar adereços para apimentar a relação, só será pecado se o que vier de dentro for ruim, ou seja, se a intenção do coração for ruim e fundada no egoísmo. Se for prazeroso para ambos, feito em amor e dentro da aliança do casamento, não há com o que se preocupar. Muitos alegam que o sexo oral ou anal podem trazer doenças, e que devemos cuidar do nosso corpo que é templo do Espírito Santo. Concordo, mas isso não se restringe ao sexo. O que dizer de uma pessoa que não pratica sexo oral/anal, mas vez ou outra exagera no refrigerante ou Fast-food? Dá na mesma. Entendo que neste caso é questão de saúde, não de pecado. O perigoso mesmo é se preocupar demais com o exterior e acabar esquecendo do principal: o coração.
Também entendo que a mulher da pornografia, o homem nu da revista ou a terceira pessoa do menáge à trois, não fazem parte da minha união com meu esposo, por isso não têm espaço no nosso relacionamento. E se houver o desejo de algo novo, o segredo é conversar, priorizando sempre a aliança do casamento e o amor que sentimos um pelo outro. Se vai machucar, desrespeitar, humilhar ou causar algum tipo de desconforto, não rola. Vale para os dois lados.

“Mas Dani, o sexo é tão importante assim?” No geral, para o homem, o sexo frequente é essencial, assim como beber água. Já para a grande maioria das mulheres, não. Mas isso não é regra. Um casamento que tem problemas na área sexual acaba tendo nas outras. Um homem sem sexo há muito tempo ou esposas frustradas na cama, acabam recorrendo há outras ferramentas para satisfazer seus desejos e isso traz problemas para as outras áreas do relacionamento. Digo que o sexo não é prioridade, mas é uma das pernas “da mesa”. Se uma delas não estiver firme, a mesa tomba.

Então, como saber se o que estamos fazendo está dentro da vontade de Deus? Convivendo com Ele, não tem outro jeito. E como conhecer a Deus? Ele se mostrou ao mundo através de Jesus. Foi como se estivesse dizendo: “Se eu fosse humano, seria assim”. Por isso Jesus disse: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou“. João 12:44-45. Não tem como dizer que conhece a Deus se não conhece a Cristo. Precisamos caminhar ao seu lado através da leitura Bíblica e oração constante. A leitura dos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) deve ser prioridade na vida de um cristão, pois são um relato da vida de Jesus, desde o seu nascimento até sua morte. Todos os outros livros da Bíblia devem ser lidos a partir de Jesus e com base em seus ensinamentos. Ele é a chave hermenêutica da Bíblia. Fortalecendo o seu relacionamento com Deus, o Espírito Santo vai lhe dando sabedoria na caminhada para tratar de situações delicadas como o sexo. O seu entendimento vai se abrindo aos poucos e você vai se tornando uma pessoa livre em Deus. Livre de culpas, traumas e neuras.

Jesus foi um grande revolucionário! Escandalizou centenas de religiosos da época com a sua mensagem e continua escandalizando até hoje, pois quando fala que está preocupado com o interior e não com o exterior, tira o poder das mãos humanas e isso assusta os religiosos interessados no poder, pois eles só conseguem ter acesso ao exterior. Como sou uma seguidora de Jesus e proclamadora da sua mensagem, então é provável que esse texto escandalize muita gente. Acharia estranho é se isso não acontecesse…
 Em 
( Marcadores: , ) Read more

sábado, 7 de janeiro de 2017

0 comentários

Templo de Salomão x Templo de Jesus...

“Vou derrubar este santuário (templo) e o reconstruirei em três dias.” Marcos 14:58
Durante muito tempo tive dificuldade de entender o que Jesus estava falando. Que santuário é esse? Que templo Jesus construiu em três dias?Até que percebi que Jesus estava mudando conceitos e paradigmas. Há uma contraposição radical de dois tipos de espiritualidade. É a mudança de: Templo de Salomão x Templo de Jesus.
Percebi que Jesus estava mudando um paradigma e, “quando muda um paradigma todo mundo começa do zero.” Um exemplo atual disso é a evolução da tecnologia. Podemos tomar como exemplo a substituição da máquina de escrever ( x computador) ou a câmera digital. Todos precisam aprender novamente. Todos começamos do zero. Por isso toda mudança traz ganhos e perdas e por conseqüência, traz amigos e inimigos. Quem ganha torna-se amigo. Quem perde precisa defender sua posição e se opõe. Foi o que aconteceu com Jesus. Foi crucificado pela acusação de atentar contra o templo, mas é amado pelos que aceitam sua mensagem.
Muitos só reconhecem uma igreja quando ela tiver endereço fixo, CNPJ, nome, estatuto, placa, membresia, etc. Usamos formas templocentricas, resgatadas do Antigo Testamento para justificar a fidelidade e os dízimos, construído reinos em que o Rei Jesus não é consultado nos processos decisórios. Afinal isto não está previsto nos estatutos e é muitas vezes difícil de saber. Com isso reconstruímos o templo que Jesus derrubou em três dias e necessitamos novamente de sacerdotes especializados que sejam nosso intermediários, esquecendo que todos devemos ser sacerdotes uns dos outros. Pessoalmente decidi nunca mais chamar templo de Igreja. Afinal a Igreja são as pessoas. Elas são o legítimo templo de pedras vivas.
* Conseqüências desta prática equivocada:
a) Confusão sobre que tipo de templo estamos construindo;
b) Perdemos a perspectiva de como funciona o Reino de Deus;
c) Não sabemos como construir um santuário de pedras vivas;
d) Não aprendemos a construir relacionamentos, só prédios;
e) Direcionamos nossos recursos para prédios e organizações em vez de para pessoas;
f) Fazemos separação entre palavras e obras (veja a epístola de Tiago sobre isto);
g) Separamos a Igreja da Família (talvez o maior dos prejuízos) e a espiritualidade expressa-se através de uma série de programas e eventos em vez de ser um estilo de vida (este é um outro paradigma difícil de entender).
h) Desenvolvemos uma mentalidade exclusivista, de mercado, de concorrência;
i) Nossas medidas de sucesso ficaram equivocadas. Olhamos principalmente para três medidas: tamanho da construção; número de pessoas e tamanho do orçamento; quando nossos olhos deveriam estar observando: a relevância do que fazermos; a influência na sociedade, e; a transformação que trouxe; e o supremo critério de avaliação: Deus manda aqui? É esta a vontade de Deus? Como lemos em Mateus 7:21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.”
Deus continue abençoando a todos!!!
( Marcadores: ) Read more

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

0 comentários

Sinais da vinda de Cristo

Vamos analisarem os sinais que antecede a sua volta em três partes


1. Os sinais no mundo social
2. Os sinais no mundo natural
3. Os sinais no mundo religioso

1. Os sinais no mundo social estão descritos em Mt 24:6,7,10 Jesus profetizou que antes da sua volta o mundo estaria envolvido em guerras, nação contra nação reino contra reino, traição e ódio entre as pessoas.

Na 2 carta de Timóteo 3:1,5 Nos fala de tempos difíceis, desemprego, fome, pessoas egoístas avarentas, pessoas blasfemando de Deus filhos desobedientes a pais homens sem domínio de si.

Esses sinais no mundo social são sinais proveniente das obras de Satanás e não de Deus.

2. Os sinais no mundo natural estão descritos em Mt 24:7,29 Falam de sinais que estão acontecendo e que já aconteceram no dia 19 de maio de 1780 o Sol escureceu esse dia ficou conhecido como o dia escuro, na região leste dos Estados Unidos era tamanha a escuridão que as lamparinas eram acesas ao meio dia a lua mesmo sendo cheia não iluminou a ciências não conseguiu explicar esse fenômeno mas a bíblia o apresenta como um dos sinais que antecede a volta de Cristo. Em 13  de Novembro de 1833 ocorreu um grande queda de estrelas jamais vista esses sinais já se cumpriram uma vez mais antes da volta de Jesus se repetiram com mais intensidade.

Os sinais no mundo natural como terremotos, enchentes, e grandes calamidades que matam milhares de pessoas indica que satanás está agindo até mesmo na natureza.

3. Os sinais no mundo religioso estão descritos em Mt 24:4,5 fala do engano religioso que haverá no tempo do fim Mt 24:11 referisse ao aumento das religiões somente no Brasil existe mais 1.500 religiões cristãs no mundo são mais de 35 mil religiões cristãs Jesus firmou também que antes da sua vinda os falsos cristos e falsos profetas operariam sinais e prodígios.

Mas o que fazer diante de tantas religiões, o conselho de Jesus é claro Ele diz: 

Acautelai-vos para que ninguém vos engane porque muitos viram em meu nome e enganaram a muitos 

2 Pe 2:1-3 fala das atitudes de lideres religiosos que são movidos pela ambição e acabam usando a religião a bíblia milagres e o nome de Deus para explorar as pessoas que os procuram em busca de curas sinais prodígios.

Outro sinal no mundo religioso e encontrado em Mt 24:14 apresenta o sinal de Deus que indica que o fim realmente chegou esse sinal é a pregação do evangelho do reino  em todo mundo. Paulo fala em Gl 1:6 de um outro evangelho que parece ser bíblico mais não é esse evangelho é o falso evangelho de satanás pois este sabe que pouco tempo lhe resta e está empenhado em espalhar os seus terríveis enganos o que devemos fazer para não sermos enganados diante de tantas religiões.

Em 1 Jo 4:1 encontramos a resposta a bíblia nos manda  provar se os espíritos provem de Deus ou não, ou seja comparar a doutrina da bíblia com aquilo que outros ensinam porque temos que provar de acordo com   Mt 7:15 o engano vem parecendo verdade vimos que sinais ditos por Cristos estão todos se cumprindo indicando que em breve todo o mal do universo terá seu fim o que está faltando para Cristo voltar

1. O Evangelho verdadeiro precisa ser levado a todo mundo

2. Jesus está a cada dia dando mais oportunidades Ele é paciente e espera uma decisão de cada um de nós ao lado da verdade.  Lc 21:28 Declara que ao começarem essas coisas suceder exultai e erguei a vossa cabeça porque a vossa redenção se aproxima. 

Continue ouvindo a palavra de Jesus e em breve vamos contemplar esse grande dia.
( Marcadores: ) Read more

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

0 comentários

O Verdadeiro Dom de Línguas (Línguas Estranhas)

Joseph Thompson, um jovem estudante de teologia na Universidade de Costa Rica, era vendedor de livros que continham a verdade sobre a Bíblia e com a venda deles sustentava seus estudos. Como ele vivia próximo ao porto de Limon, teve a brilhante ideia de vender seus livros para os marinheiros, e como sabia falar dois idiomas (inglês e espanhol), deu-se bem nesta empreitada.

Certa vez, enquanto este jovem fazia suas vendas, ele conheceu um marinheiro holandês. Fizeram amizade e marcaram para sair pela noite para que o marinheiro conhecesse a cidade. Enquanto estes passeavam, passaram por uma igreja e ouviram barulhos como que de várias pessoas falando e então perceberam que todos estavam falando em línguas. Neste momento, o marinheiro (que não era cristão) ficou assustado. Enquanto o pastor daquela igreja orava em línguas, o marinheiro convidava insistentemente o jovem para que saíssem logo daquele 
local. Ao ser perguntado a este homem o porquê de ele estar tão perturbado, ele respondeu: “Este homem está falando em holandês. Enem eu que não sou cristão me atrevo a dizer o que ele diz; este pastor está xingando a Deus de todos os nomes mais feios que existem e está maldizendo a Cristo”. Enquanto esta cena triste se passava, dentro da igreja estavam todos glorificando a Deus pensando que se realizava uma grande obra pelo Espírito Santo.

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora.” I João 4:1

Muita sabedoria é contida nestas palavras do apóstolo João, inspirado pelo Espírito de Deus. Não podemos sair dando glória a Deus para qualquer manifestação religiosa que apareça por aí, pois poderemos ser enganados pelos falsos profetas.


“À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.” Isaías 8:20

A única maneira de discernir se os espíritos procedem de Deus é analisá-los de acordo com a Palavra de Deus, essa é nossa única 
segurança. Nestes últimos dias em que estamos vivendo, Deus terá um povo que tenha a Bíblia, e a Bíblia só, como única regra de fé e prática.

Muitos hoje dizem que para que uma pessoa tenha certeza de que recebeu o Espírito Santo, ela precisa falar em línguas, do contrário ainda não o recebeu. No entanto, as Sagradas Escrituras nos dizem que o mesmo Espírito Santo é quem nos convence do pecado e conduz-nos a Cristo (ver João 16:7-12), de maneira que se já aceitamos a Cristo como nosso Salvador pessoal, é única e exclusivamente porque o Espírito Santo já está atuando em nossa vida. E deste mesmo Espírito é dito:


“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” João 16:13

Portanto, para que prossigamos neste estudo, gostaríamos de pedir que você, leitor, faça uma pausa agora para uma breve oração pedindo a Deus que, por intermédio do Seu Espírito, possa te guiar ao que é a verdade em Sua Palavra.


Agora que nós já oramos, podemos prosseguir com nosso estudo da Palavra de Deus, tendo a certeza de que por intermédio de Seu Espírito, Deus estará nos auxiliando. Por meio deste Espírito, Deus derrama aos Seus servos uma variedade de dons:


“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.” I Coríntios 12:4-7

Entre os dons distribuídos por Deus para Sua igreja, por intermédio do Espírito Santo, está também o dom de línguas. Alguns têm considerado este dom como sendo o mais importante de todos, mas o apóstolo Paulo além de afirmar que 
“quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas” (I Coríntios 14:5), também coloca os dons em uma lista começando dos superiores até os inferiores:

“A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” I Coríntios 12:28

Nesta lista de dons apresentada, vemos que o dom de línguas – que embora seja importante na obra de Deus – está classificado como o mais inferior de todos os dons e não como um dom superior. Ao final do seu relato, Paulo nos convida a buscar com zelo não os dons inferiores, mas os superiores (ver I Coríntios 12:31).


O que é o dom de línguas?


É um dom sobrenatural do Espírito Santo, em que uma pessoa que não fala um certo idioma consegue falá-lo perfeitamente. Para que possamos entender 
melhor isto, iremos recorrer ao relato bíblico sobre este determinado evento.

Certo dia, enquanto os discípulos de Cristo estavam reunidos após a Sua ascensão ao céu, a Bíblia nos diz que estes perseveraram em oração buscando pela promessa do Espírito Santo prometido (ver Atos 1:14). Era 
festa de Pentecostes naquele dia, e havia em Jerusalém pessoas que tinham vindo de todas as partes da Terra para celebrá-la (ver Atos 2:1 e 5). Enquanto oravam e clamavam, o poder do Espírito Santo desceu sobre eles, e começaram a falar outras línguas:

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” Atos 2:4

Mas que línguas eram estas que eles falavam? Eram línguas desconhecidas para todos? Vejamos o relato:


“Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.” Atos 2:6

Notem que o texto acima diz que cada um dos que estavam em Jerusalém, por ocasião da festa, ouvia-os falar “na sua própria língua”. Mas como seria isso? Será que os discípulos estavam falando em outros idiomas? Como homens galileus, que em sua maioria eram sem estudos, poderiam falar em outros idiomas?


“Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?” Atos 2:7-8

Pelo relato bíblico, vemos claramente que os discípulos não estavam falando línguas desconhecidas, mas línguas conhecidas por todos aqueles que haviam vindo de todas as partes do mundo.


Jesus desejava que Seu evangelho fosse levado ao mundo, e comissionou os discípulos a levarem avante esta obra (ver Mateus 28:18-20). Mas como pregariam o evangelho para o mundo se eles não sabiam falar a língua dos outros povos? Foi com esse objetivo que Deus derramou o dom de línguas, com o objetivo de que o evangelho fosse pregado ao mundo, com o objetivo de evangelizar.


A Bíblia relata uma lista de quinze idiomas falados pelos apóstolos naquele dia (ver Atos 2:9-12), e por ocasião desta maravilhosa obra do Espírito, quase três mil pessoas aceitaram a Cristo e batizaram-se.


Existem momentos em que o dom de línguas não é necessário, mas existem momentos em que ele é indispensável. Alguns costumam dizer que o selo de que alguém recebeu o Espírito é quando a pessoa fala em línguas, mas vejam este relato:


Filipe estava fazendo um trabalho de evangelismo na cidade de Samaria. Naquele lugar todos falavam a mesma língua – aramaico. Não era necessário para Filipe usar o dom de línguas, pois ele também falava aramaico. Ao serem batizados os samaritanos que creram, foram enviados de Jerusalém os apóstolos Pedro e João para que orassem por eles e para que recebessem o Espírito Santo:


“Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.” Atos 8:17

Notem que é dito que receberam o Espírito Santo, mas não é dito que falaramem línguas. Porquê? Simplesmente porque todos naquele lugar falavam a mesma língua e este dom não era necessário ali.


Existiam algumas cidades, no entanto, nas quais era imprescindível que fosse dado o dom de línguas, como era o caso de Éfeso e Corinto. Estas cidades eram muito importantes em sua época, eram fortes portos marítimos donde vinham pessoas de todas as partes da Terra para realizarem os seus negócios. Para os crentes nestas cidades, era necessário o dom de falar em outras línguas para que pudessem evangelizar. De Éfeso, o livro de Atos diz que ao aceitarem a Cristo e serem rebatizados em Seu nome, receberam o Espírito Santo; “e tanto falavam em línguas como profetizavam” (ver Atos 19:1-6).


A igreja de Corinto, por estar situada em uma cidade muito ímpia, era uma igreja cheia de problemas. Todos os problemas que uma igreja possa ter, esta igreja tinha.


Em sua carta aos coríntios, o apóstolo Paulo encheu esta igreja de repreensões: no capítulo três de I Coríntios, o apóstolo os exorta dizendo que eles não eram maduros espiritualmente falando (I Coríntios 3:1-4); no capítulo cinco ele fala a respeito de um sério problema de fornicação e adultério ocorrendo na igreja (I Coríntios 5:1); no capítulo seis é dito que alguns irmãos estavam levando os outros perante os tribunais do mundo (I Coríntios 6:1-4); no capítulo sete ele fala com respeito aos problemas conjugais naquela igreja (I Coríntios 7:25-40); no capítulo oito ele diz que os membros desta igreja estavam comendo carnes sacrificadas aos ídolos; no capítulo nove, é dito que estes crentes estavam faltando com seus deveres para com Deus; no capítulo dez é mostrado que estes crentes estavam também envolvidos com o problema da idolatria (I Coríntios 10:14); no capítulo onze é dito que estavam cometendo abusos com respeito a ceia do Senhor (I Coríntios 11:20-22); e por fim, no capítulo doze o apóstolo Paulo relata sobre os problemas com respeito aos dons espirituais:


“A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” I Coríntios 12:1

Os crentes de Corinto não compreendiam o propósito dos dons espirituais. Estavam causando confusão na igreja de Deus por serem ignorantes quanto aos quais. Já vimos acima que o dom de línguas fora dado por Deus com o objetivo de evangelizar os de outros territórios, mas na igreja de Corinto o propósito havia sido pervertido, ao invés de usarem o dom para o evangelismo (como de fato era o propósito), estavam usando para “se aparecer” na igreja:


“Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios.” I Coríntios 14:2

*[NOTA: Algumas versões da Bíblia trazem escrito “língua estranha”, no entanto, a palavra “estranha” não consta nos manuscritos originais das Escrituras.]


Vejam pelo verso acima que os irmãos de Corinto estavam pervertendo o uso do dom. Não estavam usando este dom para pregar, mas para falar com Deus. No entanto, o dom de línguas não fora dado para conversar com Deus, e sim para evangelizar os incrédulos:


“De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos…” I Coríntios 14:22

O apóstolo Paulo então inicia uma longa lista de exortações aos coríntios por usarem o dom de maneira indevida. Ele diz que se alguém for falar em outra língua na igreja, deve haver intérprete (I Coríntios 14:5). Também disse aos coríntios que se eles não falassem palavras que os seus irmãos pudessem entender, eles estariam falando ao ar (v. 9). E no verso dez ele diz:


“Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido.”I Coríntios. 14:10

Muitos hoje alegam falar uma língua desconhecida, que ninguém entende, e denominam esta língua como “língua dos anjos”, no entanto, o apóstolo diz que todas as línguas que de fato vêm por meio do Espírito Santo podem ser entendidas pelos homens. A confirmação de que o dom do Espírito distribuía línguas de outros países vem também através do versículo onze, onde o apóstolo diz que aqueles que falam em línguas são como estrangeiros para os outros.


*[NOTA: Em nenhum momento a Bíblia diz que alguém recebeu o dom de falar a língua dos anjos. O único momento em toda a Bíblia que é dito a respeito disso está em I Coríntios 13:1, em que o apóstolo disse: 
“ainda que eu falasse a língua... dos anjos...”.Em nenhum momento ele disse que sabia tal língua.]

“Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós. Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua.” I Cor. 14:18-19

No texto acima o apóstolo nos diz que falava mais línguas do que todos os crentes daquela igreja. Mas por que ele falava mais línguas do que todos os outros? Simplesmente porque ele era quem mais precisava deste dom. Como evangelista mundial que era, em cada país que ele chegava era um idioma diferente e como o dom de línguas fora dado para a pregação da Palavra, ele recebeu o dom de falar em diversos idiomas diferentes para que o evangelho fosse levado avante. Deu certo? Sim! Deu certo! Na carta aos Colossenses, o apóstolo diz que o evangelho havia chegado a todas as partes do mundo (ver Col. 1:3-6). Não tivesse sido pela manifestação 
especial do dom de línguas dado por Deus e isso nunca teria ocorrido.

Quando Deus nos dá um dom, Ele espera que o usemos para o fim que Ele designou. No caso do dom de línguas, o dom deve ser usado não para falar na igreja, mas como vimos em nosso estudo, deve ser usado para levar a palavra da verdade às pessoas das diversas partes do mundo.


“Porque Deus não é Deus de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos.” I Cor. 14:33

Deus nunca amou a confusão nem nunca amará. Ele deseja que Seu povo atenda ao Seu convite e seja fiel ao que está escrito em Sua Palavra. Senão houver tradutor na igreja, “que fique calado” (I Cor. 14:28).


Vejamos abaixo os pontos principais que vimos em nosso estudo:


O dom foi dado para evangelizar. (ver Atos 2)

Eram línguas conhecidas, idiomas de outros territórios (não línguas de anjos). (ver Atos 2:9-12; I Cor. 14:10)
É um dom de Deus. (ver I Cor. 12:28)
Está listado como o dom mais inferior embora seja também importante. (ver I Cor. 12:28)
Sempre que falado na igreja, deve haver tradutor. (ver I Cor. 14:5, 28)
É um sinal para os incrédulos e não para os crentes. (ver I Cor. 14:22)
Só é derramado quando se necessita dele. (Atos 19:1-5; Atos 8:16-17)

Espero ter contribuído, amado leitor, para seu estudo da Palavra de Deus. Esteja atento  aos sinais dados por Deus em Sua Palavra, e não creia em tudo que se diz ser manifestação do Espírito de Deus, antes, prove pela Bíblia para ver se estas manifestações procedem de fato dEle. Satanás também falsifica os dons e os milagres, por isso temos que ficar atentos.

Que Deus abençoe rica e abundantemente a sua vida, e que seu coração seja preenchido com o Seu amor infinito, que excede todo o entendimento.


Se preferir leiam também esses videos!

O Batismo com o Espírito Santo (Parte 1 e 2)   Augustus Nicodemus



Verdades e Mentiras Sobre o Dom de Línguas   Parte I e II



Fonte: Youtube
( Marcadores: ) Read more
Melhor visualizado no Firefox 5+

As mais lidas

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é AJS Oliveira Sou Servo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estava condenado, mas pela misericórdia de Deus fui regenerado e salvo através de Jesus Cristo, estando em constante processo de santificação. Casado com Ana Luzia, pai de Ana Vitória e Josué Victor. Neste blog você vai encontrar um compilado de artigos e estudos de vários autores, sobre diversos assuntos. Aleatoriamente postarei também alguns artigos de minha autoria. Espero que você seja edificado com o conteúdo aqui postado.

Seguidores

De onde são os leitores?

Copyright © Design by Dadang Herdiana